UNESCO Chair Global Health and Education Health Education, Prevention, Health Promotion, Children and Young People
 
UNESCO Chair GHE

28 de outubro de 2025 – Educação no campo da saúde no setor educacional

Información en español, Information in English


Palestrantes

Moderador

Prof. Dr. Fernando Peñaranda Correa. É médico, mestre em saúde pública, mestre em educação e desenvolvimento social e doutor em Ciências Sociais, Infância e Juventude. É professor titular e pesquisador sênior do grupo de Pesquisa Saúde e Sociedade da Faculdade Nacional de Saúde Pública da Universidade de Antioquia. É coordenador da área de educação para a saúde do Mestrado em Saúde Pública. Foi professor nos programas de graduação e pós-graduação da Faculdade e em outras universidades do país, nas seguintes disciplinas: epistemologia, pesquisa qualitativa, ética e justiça social, saúde pública, promoção da saúde e educação para a saúde. Escreveu inúmeros artigos, capítulos de livros e livros nas áreas de educação para a saúde, pesquisa qualitativa, ética e saúde pública e justiça social.

Bibiana E. Castro Franco. Psicóloga, com especialização em Psicologia Social, Mestrado em Saúde Pública e Doutorado em Ciências Humanas. Professora da Universidade do Cauca. Departamento de Educação e Pedagogia. Pesquisadora do Grupo de Educação Popular e Comunitária. Membro da Rede Colombiana de Educação no Campo a Saúde. GT CLACSO Saúde Internacional e Soberania Sanitária.

Dra. Kátia Souto. Coordenadora Nacional do Programa Saúde na Escola, Ministério da Saúde, Brasil

Goof Buijs. Diretor da Cátedra de Educação e Saúde da UNESCO. Após concluir seu mestrado em Nutrição Humana, seu primeiro emprego foi como professor de ciências da saúde no instituto de formação de professores de Amsterdã. Em seguida, passou a atuar na área de promoção da saúde, como responsável pela promoção da saúde em Amsterdã. No Instituto Holandês para a Promoção da Saúde (NIGZ), especializou-se na promoção da saúde nas escolas, sendo o primeiro a introduzir a nível nacional o programa nacional de promoção da saúde nas escolas e dirigindo vários projetos europeus. Em 2007, tornou-se diretor da rede Schools for Health (SHE) até 2017. Em 2018, juntamente com o professor Didier Jourdan, criou a Cátedra de Educação e Saúde da UNESCO, que também é Centro Colaborador da OMS. Sua especialização é unir os setores da saúde e da educação. É um experiente criador de redes, especialista em cocriação, formador e organizador de eventos locais e globais. Apoia a cooperação entre as pessoas, concentrando-se nos talentos e na singularidade de cada um. Tem sido ativista ambiental durante a maior parte de sua vida.


Resumo

Durante este webinar, os palestrantes analisarão as experiências com a educação na área da saúde no setor educacional de vários países para identificar conquistas, dificuldades e possibilidades. Cada palestrante compartilhará suas respectivas experiências, identificando os avanços, pontos fortes, dificuldades e articulação dos setores de educação e saúde para promover a educação na área da saúde no âmbito escolar. Em seguida, os participantes terão tempo para fazer perguntas e comentários sobre as apresentações dos palestrantes.


Contribuição de nossos palestrantes

A gravação do webinar:


Rede Latino-Americana para a Revitalização da Educação em Saúde

Este webinar faz parte do “Rede Latino-Americana para a Revitalização da Educação em Saúde”. Esta iniciativa é proposta com a participação da Cátedra UNESCO em Educação na Saúde, do Consórcio Interamericano de Universidades e Centros de Formação para a Educação em Saúde e Promoção da Saúde (CIUEPS), da Rede Brasileira de Educação Popular em Saúde, da Rede Colombiana de Educação no campo da Saúde e do Escritório Regional para a América Latina da União Internacional de Promoção da Saúde e Educação em Saúde (UIPES/ORLA). Os seguintes objetivos foram definidos:

  • Promover a Educação no campo da Saúde (EPS – EdPopS) a nível nacional e internacional, como uma dimensão fundamental das disciplinas da saúde, das ciências da educação e das ciências sociais e humanas.
  • Recuperar a produção latino-americana e posicioná-la no âmbito regional, o que implica promover suas apostas críticas e decoloniais. Uma ECS (EpS – EdPopS) que defenda a transformação social para uma sociedade mais justa e equitativa que garanta o bem-estar e uma vida digna.
  • Promover a articulação dos sectores da educação e da saúde para fortalecer as acções de cada um destes sectores na promoção da ECS (EPA – EoHPpS), reconhecendo a educação e a saúde como dois direitos humanos inalienáveis, sinérgicos e interdependentes.
  • Fortalecer os fundamentos teóricos, políticos e éticos da ECS (EPS – EdPopS) como requisito para uma práxis pedagógica responsável, produtiva e ética.
  • Gerar um espaço de articulação da academia e da sociedade civil que permita a integração latino-americana para partilhar experiências, conhecimentos e aspirações num propósito coletivo.
  • Promover a integração nacional e internacional em matéria de ECS (EPS – EdPopS) como espaço de aprendizagem mútua e solidária, e facilitar acções de cooperação no desenvolvimento de eventos académico-científicos, processos de investigação e formação.

Os webinars, abertos a todas as partes interessadas, fazem parte do programa. São sessões vivenciais, com uma duração de 60 a 90 minutos, em que os oradores convidados apresentam suas reflexões sobre duas ou três questões problemáticas para incentivar a participação do público. Foram programados cinco webinars para esta primeira fase do programa, com um intervalo de 2 meses entre cada um deles.

Assista às gravações dos webinars anteriores: